CULTURA

Quadro Permanente

Realizar concursos e promover a constituição de um quadro permanente melhor estruturado para a área da cultura, com pessoal formado em áreas relacionadas.

 

Patrimônio Histórico

Levantar, identificar e caracterizar o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de modo a possibilitar sua compreensão e apreensão pelo público.

 

Foco na Manutenção

Boa parte dos gastos públicos com o patrimônio municipal acontece como consequência do descaso, manter a manutenção regular é evitar desperdício de dinheiro público.

 

Mapa Cultural

Levantamento das manifestações culturais locais, dos agentes culturais e do patrimônio cultural do Município, ainda que não tombado. Mantendo atualizações permanentemente.

 

Conferência Municipal de Cultura

Realização de fóruns setoriais e regionais, finalizados com conferência, para debates e definição das principais linhas de atuação na área para os próximos anos.

 

Plano Municipal de Cultura

Elaboração, a partir da conferência municipal, do Plano Municipal de Cultura, incluindo eventuais interações com outras áreas e mediante aprovação por decreto.

 

Agenda única

Agenda onde será divulgado os eventos abertos, integrando todas as áreas de atuação municipal.

 

Centralização no Promoção de Eventos

A promoção de eventos de toda a Prefeitura ficará sob a responsabilidade da área de cultura, permitindo a introdução de atividades culturais em todos os eventos e a adoção de linguagens e propostas de divulgação integradas.

Economia da Cultura

Cadastramento de artistas, artesãos e outros profissionais da área da cultura, com sua integração aos eventos promovidos pelo Município. 

 

Calendário de Eventos

Organização de um calendário de eventos públicos municipais coordenado pela área da Cultura, que componham a Agenda Única, e que integre áreas de diferentes atuações

 

Arte Urbana

Estímulo a esta forma de arte como proposta atual de mudança na paisagem urbana, em especial com a utilização de espaços públicos como viadutos e áreas afins.

 

Núcleos de Cultura nas Escolas e Empresas

Oferta de atividades culturais e cursos para jovens, crianças e idosos, inclusive com abordagem intergeracional.

 

Cessão de Espaços

Cessão de espaços culturais ociosos para organizações do terceiro setor ou empresas que se comprometam a desenvolver atividades culturais nos locais.

 

Apoio a manifestações culturais

Levantamento, resgate, estímulo e patrocínio, pelo Município, a manifestações culturais.

 

Carnaval e Plano de Ação Anual

Refazer o processo de subvenção das escolas de samba, exigindo a apresentação de um plano de trabalho com base no envolvimento da comunidade durante o ano.

 

Museu na Empresa

Criação de um espaço de orientação e apoio técnico vinculado ao museu municipal que dê auxílio e estimule empresas de qualquer porte a montarem pequenas exposições (objetos, publicações, obras de arte e biografias) relacionadas à sua história.

Compartilhe nossas propostas nas redes!

soon-873316_1280.webp